Saiba porque carros no Brasil são tão caros
Quem tem carro – e quem também não tem – sabe como carro é um bem caro. Muito caro. E de quem é a culpa? A responsabilidade sempre recai sob o governo e seus impostos de produção e comercialização (IPI, ICMS, PIS, COFINS). Resolvi fazer uma pesquisa para saber o motivo. E o que pude concluir é que a culpa é do governo e os impostos de importação.
Um carro produzido no Brasil paga de 27,1% (carros 1.0) até 36,4% (carros de maiores cilindradas). É muito, principalmente quando comparado a países como EUA (6,1%), Japão (9,1%) ou nossos irmãos do México (16%) ou Argentina (18%). Mas o imposto é apenas parte da equação. E isso fica claro quando comparamos o caso do Novo Gol.
No México ele é comercializado por R$ 18.105. Se desconsiderarmos os impostos (18%) o carro produzido no Brasil chega ao país por R$ 15.343,00 já incluído o lucro da fábrica e o transporte. No caso do México, por acordo bilateral, não há imposto de importação de carros brasileiros.
Se R$ 15.343,00 é o preço que sai da fábrica o novo gol, considerando os impostos (27,1%) e o lucro da concessionária (cerca de 10%) o preço do carro deveria ser R$ 21.451,00. Quem está procurando um carro zero para comprar sabe que não consegue comprar o carro por menos de R$ 30.000,00. É quase 40% a mais, uma taxa de ganância.
Abaixo uma tabela de preço de alguns carros vendidos no brasil e seus equivalentes em outros países
Veículo | País | Preço Fora | Preço “Justo”* | Preço Brasil | “Ganância” |
FIAT PALIO 1.4 | Turquia | R$ 26.100,00 | R$ 29.500,00 | R$ 34.300,00 | 16% |
FORD FOCUS HATCH | Argentina | R$ 44.000,00 | R$ 50.000,00 | R$ 58.200,00 | 16% |
TOYOTA COROLLA | Espanha | R$ 38.500,00 | R$ 46.500,00 | R$ 62.000,00 | 33% |
VW JETTA 2.5 | México | R$ 40.700,00 | R$ 48.000,00 | R$ 86.300,00 | 80% |
HONDA FIT | Japão | R$ 20.900,00 | R$ 25.500,00 | R$ 47.300,00 | 85% |
BMW X5 3.0 | EUA | R$ 82.400,00 | R$ 110.000,00 | R$ 301.000,00 | 174% |
Inspirado em Quatro Rodas.
*Preço justo foi estimado o preço de venda nos outros países adicionado do imposto brasileiro e mais um pequeno acréscimo. Lembrando que o preço de venda nos outros países já contemplam o lucro das montadoras.
E se são as montadoras que são responsáveis pelo preço porque eu disse no início que a culpa era do Governo?
Desde o final do ano passado o mercado começou a ser inundado por carros coreanos e chineses. Muito mais baratos. Essa competição estava obrigando as montadoras brasileiras a rever a estratégia da margem de lucro abusiva. E o lobby das montadoras locais convenceram o governo de impor barreiras a essas fábricas. O imposto extra faz com que o preço destes carros importados se equiparem aos semelhantes nacionais. E enquanto a indústria local agradece o governo por manter seu lucro, o brasileiro continua pagando os carros mais caros do mundo.
Related posts: