Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

Saindo do buraco (do cartão de crédito)

Arquivado em: Dica,históriaTags: , — Luciano Camilo @ 8:00 am

Não deixe suas dívidas acabarem com você

Não deixe suas dívidas acabarem com você

Cartões de crédito são ótimos quando bem utilizado, mas quando mal utilizados são um dos motivos mais comuns de se entrar no buraco.

Um erro bastante comum é utilizar o cartão de crédito para pagar outras contas quando começa a perceber que estamos perdendo o controle das nossas contas.

O grande segredo do sucesso para sair do buraco é perceber (e admitir para si mesmo) que você perdeu o controle das despesas. Neste momento você se colocara em uma situação do zero onde terá que replanejar tudo.

A primeira coisa que você precisa fazer e descobrir tudo que você precisa pagar, de dívidas a contas rotineiras como condomínio, energia, escola das crianças, TV a cabo, etc.

Contabilize o total de dívida para conhecer o tamanho do buraco. Contabilize tudo, dívidas em banco, contas atrasadas, dinheiro de amigos e familiares.

Ordene suas dívidas pelo valor dos juros mais altos (estes devem ser as primeiras dívidas a serem pagas).

Separe suas contas em 3 grupos (não faça muito grupos porque pode atrapalhar mais do que ajudar): necessários (ex.: energia elétrica, condomínio, etc.), importantes (ex.: algum telefone, faxineira, etc.) e desejáveis (ex.: TV a cabo, algum telefone celular, etc.). Note que a classificação deve ser feita de forma justa, mas seguindo seus interesses.

Corte as despesas desejáveis imediatamente. Caso a situação seja realmente ruim, com dívidas elevadas, corte também algumas despesas importantes, porém não necessária.

Procure seu banco e veja se você consegue algum financiamento. De preferência aos empréstimos consignados que possuem juros mais baixos. Utilize esse dinheiro para pagar as dívidas com jutos mais altos.

Tente negociar desconto com seus credores. Caso ele não ceda nenhum desconto para o pagamento da dívida, passe-o para o final da lista. Com o passar do tempo, ele vai ceder e negociar com você, serviços essenciais como energia elétrica. Mas não se acanhe de atrasar a prestação da televisão nova caso você utilize o dinheiro para pagar uma dívida de juro mais elevado como o cartão de crédito.

Por fim, duas dicas importantes. Tente cortar suas despesas e diminuir seu padrão de vida. Se você chegou nessa situação era porque você estava vivendo acima das suas necessidades ou foi pego de surpresa sem ter montado um caixa de reserva. Não menos importante, não se envergonhe da situação e sim aprenda com ela. Mantenha essa nova rotina mesmo depois de quitar todos os débitos para ter um futuro mais tranqüilo.

Para resumir (ou quem não quiser todo o texto):

  1. Saiba quanto você tem de dívida. Contabilize os débitos atrasados e também suas despesas do dia a dia.
  2. Separe seus débitos por ordem decrescente de juros. Pague primeiro os com juros mais altos.
  3. Separe as contas do dia a dia em 3 grupos: necessários, importantes e desejáveis. Corte as desejáveis.
  4. Procure fazer um empréstimo no banco, eles possuem juros mais baixos. De preferência por empréstimos consignados.
  5. Negocie com seus credores um bom desconto para pagamento a vista. Se ele se recusar a negociar, passe-o para o final da lista.
  6. Diminua seu padrão de vida e mantenha este novo padrão até conquistar um bom colchão de investimentos que possam suprir situações inesperadas.

Related posts:

  1. Dicas para o uso do cartão crédito
  2. Os tipos de cartão de crédito e suas características
  3. Os primeiros cartões de crédito
  4. Os Cartões de crédito no Brasil


Veja também

  • Mariaritatigresa

    oi!!!   qro dicas como economizar. eu devo 3mil dollares no nomento nao estou trabalhando. tenho 35 anos 5 filhos nada mais. por onde devo comesar

  • Pedro

    Um curso de Língua portuguesa.


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts