Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

Os tipos de cartão de crédito e suas características

Arquivado em: históriaTags: — Luciano Camilo @ 8:00 am

Existem diversos tipos de cartão de crédito. É preciso conhece-los para saber qual melhor se adapta a você.

Existem diversos tipos de cartão de crédito. É preciso conhece-los para saber qual melhor se adapta a você.

Muito mudou desde que o primeiro cartão de crédito foi fabricado no começo do século XX. Hoje há uma séria de tipos de cartão, que podem se distinguir por finalidade e funcionalidade.

Utilizando o conceito expandindo de cartão de crédito para todos os cartões de plásticos, estes são os principais tipos existentes no mercado:

  • Cartão de Crédito
    É sem dúvida o mais famoso dos cartões de plásticos. Geralmente possui em sua face o número de identificação, o nome do titular e a bandeira. O titular do cartão possui um crédito junto à operadora que pode ser utilizado para compras ou saques até o valor do limite do crédito acordado. Todas as compras são enviadas em uma fatura para o cliente, que pode paga-la integralmente ou optar por um pagamento mínimo e rolar o restante da dívida pelos juros contratadas (no caso Brasileiro, juros muito altos).
  • Cartão de Compra
    Muito semelhante ao cartão de crédito, com uma diferença crucial. No cartão de compras não há opção pelo pagamento mínimo, e todas as compras efetuadas devem ser pagas no vencimento da fatura.
  • Cartão co-branded
    Trata-se de um cartão de crédito emitido em associação com algum estabelecimento. No Brasil os mais comuns são os emitidos em conjunto com supermercados e companhias áreas. Além dos benefícios tradicionais dos cartões de crédito, os co-branded costumam dar desconto em produtos, milhas aéreas ou devoluções de parte do dinheiro em compras no estabelecimento associado.
  • Cartão Private Label
    São cartões de crédito emitidos por um estabelecimento, porém com validade restrita a apenas este estabelecimento (ou poucos associados a ele). Em geral são emitidos por grandes redes de varejo ou supermercados.
  • Cartão de débito
    São cartões vinculados a sua conta corrente. Ao efetuar uma compra no estabelecimento o dinheiro é debitado instantaneamente da sua conta (na verdade, primeiro dia útil posterior a compra ser efetuada).
  • Cartão múltiplo
    Um cartão que traz no mesmo plástico o cartão de débito, crédito e ainda permite acesso a conta corrente do titular.
  • Cartão fidelidade
    Trata-se de cartão emitido e geral por empresas áreas para premiar os portadores que utilizam seus serviços. Apresentando ele na compra de seus produtos você acumula pontos que podem ser trocado por produtos e serviços.
  • Cartão de descontos
    Cartões emitidos por estabelecimentos visando fidelizar seus clientes mais assíduos fornecendo descontos em produtos e serviços aos portadores. São comuns em restaurantes e farmácias.
  • Cartão pré-pago
    São cartões que o portador, previamente a sua utilização, carrega um determinado valor que funciona como crédito. Os casos mais comuns são os vale-refeição e bilhetes de transporte (tais como o bilhete único de São Paulo).

Related posts:

  1. Os Cartões de crédito no Brasil
  2. Os primeiros cartões de crédito
  3. Um restaurante muda os meios de pagamento


Veja também


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts