Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

Comprar pelo celular será possível

Arquivado em: Notícia,OpiniãoTags: , — João Damasio @ 8:00 am

Uso de celular fora do local de trabalho pode caracterizar hora extra

Pagamento via celular já é realidade. Governo estuda medidas para incentivar o uso.

Fazer transações bancárias pela internet já é uma realidade para muitas pessoas. Usar o celular para acessar a internet também não é novidade. Com uma análise rápida, no entanto, observamos que poucas pessoas sabem usar e confiam no sistema. Enfim, podemos dizer que é uma atividade elitizada.

Para popularizar as transações ágeis, o governo federal começou a debater possibilidades de pagar contas pequenas por celular. Isso pode ser possível por meio de parceria com o Banco Central (BC), o Conselho Monetário Nacional (CMN) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo matéria fornecida pela Agência Brasil no dia 13 de março, “o novo modelo de compras pelo celular vai usar o mesmo sistema do envio de mensagens de texto”. Serão realizados depósitos na operadora e poderá pagar pequenas quantias no comércio.

Muitas mãos precisam modelar o projeto de pagamento móvel para que ele possa ser implantado, ou seja, demandará tempo. A previsão é que até o fim do ano a proposta seja enviada ao parlamento, que pode demandar ainda mais tempo pelo costumeiro vai-e-vem entre câmara dos deputados e senado federal.

O primeiro debate ocorreu entre o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o presidente do BC, Alexandre Tombini. A partir de agora, a bola está com técnicos do Ministério e do BC. A tarefa deles é elaborar a regulamentação que possa ser aprovada pelo Congresso, CMN e Anatel.

A ideia principal é que o consumidor não tenha despesas com o serviço, que pode ser arcado pelo banco ou pela operadora. No entanto, comerciantes terão de ter aparelhos para a transação e pode ser que isso tenha custos, consequentemente, repassados ao consumidor.

Há possibilidade real, como proposto pelo governo federal, que essa medida integre pessoas que não têm acesso à internet ou que morem em localidades de difícil acesso ao banco. É um passo a mais para a inclusão econômica, mas também para a facilidade das transações que movimentam o comércio e logo abrem a porta do crédito para mais pessoas.

Fonte: Imagem utilizada sob a licença Creative Commons de ilamont/Flickr

Related posts:

  1. Ligar para celular é cada vez mais barato
  2. Controle financeiro para celular
  3. Criei um blog, será que com o tempo consigo dinheiro?
  4. Comprar uma casa ou pagar aluguel?
  5. Carta para Operadora de Celular


Veja também


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts