Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

Um restaurante muda os meios de pagamento

Arquivado em: históriaTags: , , , — Luciano Camilo @ 9:39 pm

The Diners Club, o cartão que comecou tudo

The Diners Club, o cartão que comecou tudo

O óbvio só parece óbvio depois que alguém o mostra. A criação do primeiro cartão de crédito moderno ocorreu nos EUA em 1950 devido a um incidente que ocorrera em 1949.

O advogado Frank MacN

amara estava em um jantar de negócios na cidade de Nova York e somente no momento de pagar a conta percebeu que havia esquecido sua carteira e talões de cheque. Por ser uma pessoa importante, o dono do estabelecimento permitiu que MacNamara pagasse sua conta no outro dia mediante sua assinatura no folheto da conta.

Um ano mais tarde, junto com mais dois sócios, MacNamara fundou a Dinners Club. Era um cartão de compras – sem crédito rotativo ou vinculado a conta no banco – que era aceito em 27 restaurantes da cidade.

Na mesma época, duas grandes empresas estavam surgindo. A American Express que na época já trabalhava com movimentações de dinheiro lançou seu American Express Card, um cartão que utilizava da infraestrutura da empresa internacionalmente.

BankAmericard foi o percursor do VISA

BankAmericard o percursor do VISA

Na Califórnia, o Bank of America lançava o Bankofamericard. Em 1966, o Bank of America fez uma associação com outros bancos americanos para formar uma rede nacional de aceitação do seu cartão, inclusive fazendo a primeira licença internacional para o banco britânico Barcklays.

No mesmo ano, um grupo formado por outros bancos também iniciou uma operação em nível nacional para utilização de seus cartões, a ICA – Interbank Card Association.

A popularização dos cartões nos EUA se deve em grande parte ao sistema financeiro da época. Devido a restrições legais um banco não podia operar em mais de um estado. Desta forma, o americano em viagens pelos EUA lançava mão da cobertura nacional dos cartões de crédito para pagar suas contas.

Esta característica unida à cultura americana, com forte influencia no Canadá e no Reino Unido, ajudou a difundir o produto nestes países. Porém, os nomes que estamos acostumados a vivenciar no dia a dia só surgiram com as mudanças ocorridas na década de 1970.

No primeiro ano da década, o Bank of America abriu mão do controle do seu cartão e fundou a NBI (National Bankofamercard Inc). Em 1974, já com penetração internacional, os administradores da NBI acharam melhor unificar todos os selos ao redor do mundo com um único nome. E para esta empresa, escolheram um acrônimo recorrente: VISA (que significa VISA International Service Association).

Logo do cartão de crédito MasterCharge, percursor do atual MasterCard

Logo do cartão de crédito MasterCharge, percursor do atual MasterCard

A ICA, se uniu com uma associação de bancos também californianos para fundar a Master Charge, que viria a se torna a MasterCard na década de 1990. A MasterCard ainda sofreu alguma alterações no tempo. Em 2002 ela se fundiu com a Eurocard – um popular emissor de cartões europeu, e em 2006 mudou seu nome para MasterCard Worldwide, induzindo uma imagem de empresa de escala global e acrescentou um terceiro circulo ao seu emblema. Os cartões emitidos para uso pessoal ainda permanecem com o logo de dois círculos que lembra um diagrama de Venn.

Em 2008, os cartões Discovery – muito popular nos EUA – adquiriu parte da Dinners Club INternational para permitir sua expansão internacional.

Independente da história da bandeira do cartão, o fato é que os últimos 20 anos foram essenciais para a expansão em massa do produto ao redor do mundo.

A melhoria da tecnologia envolvida para o processamento e segurança das transações e a necessidade de uma forma de pagamento eficiente para as compras feitas por telefone e principalmente por internet, permitiu que os cartões se tornassem a forma preferida de lojas e de consumidores para o pagamento de suas despesas.

Related posts:

  1. Os primeiros cartões de crédito


Veja também


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts