Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

Compras de Natal – É melhor se antecipar?

Arquivado em: NotíciaTags: , , — Luciano Camilo @ 10:26 pm

A economia brasileira está vivendo um momento de crescimento que não se presenciava há muito tempo. Eu, com meus 27 anos, recordo de 1.994 como uma época com um otimismo tão grande entre os governantes, consumidores, comerciantes e fabricantes.Quando resolvi escrever sobre este assunto, comecei a fazer pesquisas e segue alguns dados:

Para o setor de cosméticos – natura, boticário & Cia me lembram-me presentes de fim ano – é esperado pelos lojistas um crescimento de 10 a 25% em relação ao ano anterior, conforme noticiado pela ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas).

A ABRAS (Associação Brasileira dos Supermercados) acredita, ao contrário do ano passado, em um crescimento superiora 10% em relação a 2006, conforme noticiado pelo Ultimo Segundo do IG. Outro exemplo dessa pujança no natal foi noticiado por um portal de Juiz de fora (acessa) que divulga um crescimento de 15% para a venda de panetones.

Enfim, uma busca no google e em qualquer jornal e revista brasileiros irão ilustrar o mesmo cenário: este natal promete (para os comerciantes).

 Existe uma regra básica do capitalismo, o preço é determinado pelo equilíbrio entre oferta e demanda. Ao que tudo indica a demanda da economia brasileira está bastante elevada. Ainda que alguns fabricantes e comerciantes tenham elevado o número de encomendas é possível que a demanda crescente dos brasileiros não seja atendida.

O único contrabalanço que vejo é o dólar baixo. Com o real valorizado comprar produtos produzidos fora do país ficou mais barato, e isto com certeza ajudará a suprir o consumo. Porém, com o imposto de importação elevado, a moeda baixa pode não ser suficiente para que todos os importados tenham um preço competitivo no Brasil.

A minha visão sobre este natal é que veremos o comércio comemorar um natal cheio de vendas. Mas caso você, bom brasileiro, deixe para fazer suas compras nas últimas semanas, é possível que você não encontre produtos para presentear os familiares a amigos.

Fica meu conselho: antecipe suas compras de natal. Você não corre o risco de ficar sem o que procura e não vai ter que enfrentar shoppings ainda mais cheios do que o de costume.

No related posts.



Veja também


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts