Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

Brasil tem a cidade mais desigual do mundo

Arquivado em: Classe Social,Notícia,OpiniãoTags: , , , — Luciano Camilo @ 8:00 am


Pesquisa divulgada ontem pela ONU mostra que Goiânia é a cidade mais desigual do mundo, de acordo com o índice GINI.  A lista ainda inclui outras quatro cidades brasileiras nas cinco primeiras posições.

Confesso que para mim, que morei em Goiânia até 1.998, me surpreendeu. Saiu uma pesquisa da ONU mostrando quais são as cidades mais desiguais do mundo. O critério de avaliação utilizado foi o
índice GINI, já explicado em detalhes aqui neste blog.

Quando me mudei de Goiânia sempre ouvia que estava deixando uma das melhores cidades do mundo para se viver. Também escutava que a cidade tinha pouco mais de 1 milhão de habitantes, incluindo as cidades vizinhas. Hoje, escuto que a área metropolitana tem cerca de 2,5 milhões de moradores, o que representa um crescimento de 100% nos últimos 10 anos.

No caso de Goiânia destaco quatro programas sociais adotados pelos diversos governantes que agravaram a situação de desigualdade.

  • O governo distribuiu casas populares aos cidadãos mais pobres
  • Houve doação de botijão de gás de cozinha.
  • A conta de energia elétrica era subsidiada em até 100% pelo governo.
  • Bolsa Família

O que a população entende de todos os programas é:


“Mude para Goiânia, ganhe um casa, não pague suas contas e ainda receba dinheiro do governo!”


Este aumento desordenado da população gera um excedente de mão-de-obra que inevitavelmente derruba a renda.

Eu sou completamente a favor de políticas de governo para ajudar a população, em especial os mais carentes. Mas um mínimo de planejamento se faz necessário para evitar que novos rankings continuem a nos envergonhar.

Na minha opinião, o que aconteceu em Goiânia foram políticas populistas sem visão de estado. Políticas como esta gerão votos e perpetuam os mesmos políticos no poder. É uma tarefa árdua convencer a população beneficiada por estes programas que a vida poderia estar ainda melhor com programas sociais mais inteligentes e planejados.

As outras 4 do ranking - A lista das 5 cidades mais desiguais do mundo continua por Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo.

Brasília não deve surpreender ninguém, pois foi uma cidade construída para ser desigual. Lá convivem os políticos com seus excelentes salários, a elite do funcionalismo público e um

grupo de pobres

pagos para atender os caprichos desta elite. Isso quando os pobres não são expulsos da cidade, como aconteceu ao final da construção da nova capital.

Belo Horizonte e Fortaleza eu não conheço bem para comentar, mas não acho que seja diferente da realidade das outras capitais. E São Paulo, continua crescendo sendo a terra da esperança, e também da desigualdade.

Abaixo a lista divulgada pela ONU com as cidades pesquisadas na América Latina e Caribe1.

Fontes:


1Ficarei grato se alguem puder me ajudar com uma dúvida. Recentemente leio sempre América Latina e Caribe, como se fossem duas regiões. Na escola aprendi que o Caribe fazia parte da América Latina. Por que esta separação agora? Será que é para os turistas não associarem as ilhas paradisíacas a terra de Morales e Chaves?

Related posts:

  1. Como é calculada a desigualdade social.


Veja também

  • douglas

    eu tinha lido já que é uma vergonha que todo mundo já sabia,fonte ipanema FM;DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA NO BRASIL É A PIOR DO MUNDO

    Desemprego e diminuição dos salários nas zonas urbanas, que polarizam a distribuição entre os habitantes das regiões, são algumas das causas pelas quais hoje as cidades brasileiras têm as maiores disparidades na distribuição de riqueza no mundo. A constatação está no Informe de Estado das Cidades do Mundo de 2008 e 2009, da agência da Organização das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, que destaca, ainda, que cidades americanas, apesar de mais ricas, possuem desigualdade tão expressiva quanto as encontradas na África e na América Latina. Nos países pobres, são três milhões de pessoas se deslocando semanalmente para s cidades, o que evidencia deficiências de infra-estrutura, com transporte coletivo. O aumento do espaço periférico gera mais ilegalidade, exclusão e desigualdade, pois esses moradores são obrigados a ocupar espaços fora do mapa legal da metrópole. Dentro da América Latina, Colômbia e Brasil são donos dos índices de maior desigualdade, com destaque para Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, que contrasta com o entorno onde muitos tem pouco, quando não quase nada.

  • Phramxiskho

    quem é da área com certeza vai entender o que digo: isso é efeito
    do terRORIZmo persistente na área!

  • http://www.soullivre.com Bel Salles

    Sou carioca e estou morando em Taguatinga Norte/DF há 6 meses.
    Confesso que me assusta andar pelas ruas daqui e ver numa mesma rua, casarões com 4 carros na garagem e ao lado uma vila com casas simples e até crianças na rua pedindo comida e em praças, jovens cheirando cola.

    É intrigante e isso me deixa com muito NOJO desse lugar. As pessoas com dinheiro nem olham para essas pessoas enquanto eu, que não possuo nem renda me entristeço com a situação.

    Quero voltar logo para o Rio.. apesar de toda favelização, não é tão desigual como aqui. Este lugar é um absurdo de desigualdade mesmo.

  • Lucas

    Na verdade a outra cidade e curitiba e nao soa paulo !

  • http://www.meusgastos.com.br Luciano Camilo

    @Lucas Curitiba também está entre as mais desiguais. O Brasil tem várias delas, pois ainda contamos com o Rio de Janeiro no ranking mundial. Mas a lista das cinco são essais ai mesmo.

  • Danilo Duarte

    Claro que deveria ser planejado – para evitar o crescimento descontrolado como ocorreu. Mas de qualquer maneira, caso não existisse esses benefícios, essas famílias não estariam ainda pior? Acho que a assistência não é o problema – pelo contrário. Antes com uma casa pequena do que um chão e um jornal. Antes uma feira com o Bolsa Família que esmolas mal dadas nos sinais – é melhor que o governo as dê. É o que penso. Talvez exista uma maneira mais conivente e que “agrade os índices”, mas é preciso primeiro passar por isso. É com esses subsídios que os pobres e miseráveis teem a chance de tentar sair de tal situação. Dependerá da astúcia de cada um – é muito difícil, mas não em comparação ao que seria sem nada disso.

  • Richard

    Dizem algumas pesquisas que em algumas décadas o Brasil vai se tornar a 4° economia mundial e que a renda per capita vai ultrapassar os 20 mil dólares por habitante, que bobagem! Acredito que o que vai ocorrer é um enriquecimento gigante dos mais ricos e apenas isto, pobres continuarão pobres e miseráveis continuarão miseráveis e os governantes continuarão a usufruir desta desigualdade para comprar mais votos utilizando-se destes programas sociais como meio para tal. Não estou criticando os programas sociais em si, acho necessário também que haja como apoiar os mais pobres, a questão é que ao invés de investir em criação de empregos e educação para as pessoas mais necessitadas, eles ficam simplesmente distribuindo dinheiro como forma de garantir mais votos. Os líderes deste país não se preocupam em eliminar a riqueza, primeiro pensam em como podem garantir mais votos para permanecer no poder. Quem viu Tropa de Elite 2 sabe como os deputados e governantes utilizavam-se de meios ilícitos para incentivar a desigualdade e lucrar votos prometendo que acabariam com o mal que eles mesmo causaram, uns dirão que não posso me basear em casos e temas fictícios para representar a realidade que o pais enfrenta, mas não tenho dúvidas que o mesmo aconteça na vida real, o único problema é não temos o Dep. Diogo Fraga (Personagem do filme) para nos defender nos assuntos públicos, muito menos um incorruptível Coronel Nascimento como chefe de segurança. Enfim, esta é apenas minha visão crítica do que penso, posso não estar correto. E tenho certeza de que o povo heroico brasileiro não se deixará levar por políticos inúteis que pensam apenas em sua imagem e riqueza. Tenho fé de que algum dia, em futuro talvez bastante distante, o Brasil venha a se tornar um país melhor para todos nós.

  • Jose Eugênio Caloni

    O cara citou como uns dos fatos preponderantes para o aumento da desigualdade em Goiânia doação de casas populares. Mora em Goiânia e posso dizer com propriedade; Goiânia praticamente inexiste programa habitacionais para a população de baixa renda, o deficit habitacional aqui é gritante.
    Houve sim um tempo em que havia distribuições de casas populares de uma forma farta, mas isso lá em meados dos anos 80 e início dos anos 90. Os outros programas até concordo, existe sim uma grande imigração de pessoas de outros estados, sobretudo Maranhão e Para o que vem causando também o aumento da violência. Realmente Goiânia já foi uma das melhores lugares para se viver e hoje não é mais!


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts