Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/4/a3/6e/meusgastos/public_html/blog/wp-includes/pomo/streams.php on line 109

Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/4/a3/6e/meusgastos/public_html/blog/wp-includes/pomo/streams.php on line 109
Meus Gastos » Arquivo do Blog » Como é calculada a desigualdade social.
 
Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

Como é calculada a desigualdade social.

Arquivado em: Classe Social,NotíciaTags: , , — Luciano Camilo @ 9:44 pm

 Algumas semanas atrás eu escrevi sobre a diminuição da desigualdade social no Brasil. Mas como se mede a desigualdade social?

Gráfico de GiniAntes de explicar como se calcula, vamos pensar em um gráfico de distribuição de renda. Numa sociedade completamente justa, 10% da população deteriam 10% da renda, 20% da população 20% da renda, e assim por diante.  No gráfico abaixo, temos representado pela linha azul está distribuição.

A desigualdade social é caracterizada pelo maior acumulo de riqueza por uma pequena parcela da população. Isto significa que os 10% mais ricos possuem mais dinheiro que os 10% mais pobres.  A linha vermelha indica uma população desigual. Note que ela se descola da linha azul. A inclinação do gráfico no final  indica que a população mais rica possui grande parte de toda a riqueza desta sociedade.

O índice de desigualdade mede o descolamento da curva. Quanto mais próximo da linha azul, mais justa é uma sociedade. E como é feito este cálculo?

Calcula-se a área entre a curva vermelha e a linha azul. O valor do índice é o valor desta área divida pela área do triangulo formado pela linha azul e os eixos. Em resumo, a desigualdade pode ser resumida ao dobro da área entre a linha vermelha e a reta azul. Este índice é conhecido como índice de Gini, pois esta medida foi desenvolvida pelo estatístico italiano Conrrado Gini.

No próximo post irei publicar a lista das nações mais justas e mais injustas do ponto de vista da distribuição de renda.

Related posts:

  1. Renda do trabalhador brasileiro segundo o IPEA
  2. Evolução da taxa de desemprego brasileira


Veja também


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts