Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

A verdade sobre a poupança

Arquivado em: OpiniãoTags: , — Luciano Camilo @ 10:38 am


Quem está acompanhando o noticiário atualmente provavelmente está assistindo as propagandas do PPS. O que o partido está fazendo é um de-serviço para o país ao não explicar o que está acontecendo e disseminar o medo.


Nos últimos dias tem aumentado as discussões sobre a poupança. Será que ela vai mesmo mudar?

Nos últimos dias tem aumentado as discussões sobre a poupança. Será que ela vai mesmo mudar?

Todos que quiserem defender o partido (ou defender o ataque ao governo) vai afirmar que nada que foi dito é mentira. Minha resposta para estas pessoas é sim e não! De fato, eles não afirmam nada de mentiroso, mas sim, eles induzem que o governo está planejando confiscar ou alterar a poupança de um modo que irá prejudicar a população.

Ao invés de utilizar o espaço para explicar a verdade para a população, o PPS pega o atalho da critica para o medo! E para isso fala um punhado de bobagens! Chegam a afirmar que as alterações visam beneficiar os bancos! Bancos (bem administrados) vão sempre ganhar dinheiro simplesmente porque ele empresta o dinheiro por um valor superior ao que ele te paga (chamado de spread), seja a taxa básica de juros estipulada pelo governo 20%, 15% ou 9% ao ano.

E porque o governo quer mexer na poupança? Simples! Uma das coisas que pouca gente sabe é que o governo é o maior cliente dos bancos! Centenas de bilhões de reais foi emprestado para o governo, principalmente por bancos e grande investidores (nacionais e internacionais). Estes empréstimos se dão através de títulos públicos.

O governo emite um papel e se compromete a pagar a quem tiver o papel no futuro (algumas vezes 30 anos no futuro) um prêmio, isto é, compre um título meu por 800 reais e eu lhe pago 1000 reais pelo mesmo papel em 10 anos! Não tem nada de errado o governo fazer isso. É um procedimento comum em todo o mundo. Fazendo isso o governo consegue controlar o consumo, o desenvolvimento, a cotação do dólar, etc.

A poupança é uma invenção brasileira que foi definida de uma forma pouco ortodoxa. Primeiro, a poupança paga 6% ao ano + TR. Mais, não paga imposto de renda. E para fechar a equação dos problemas, os bancos são obrigados a usar 65% obrigatoriamente para financiar o setor imobiliário.

Se a taxa básica de juros se reduz muito, poucas pessoas irão comprar os títulos do governo. Sem vender seus títulos o governo perde um grande instrumento de controle da economia. Os investidor irão colocar o dinheiro na poupança.

Os bancos, por sua vez, terão dificuldade de captar dinheiro livre (isto é, dinheiro que pode ser emprestado para outros fins que não seja imobiliário). Arrisco a afirmar que o juros para o consumidor iria subir devido a escassez de dinheiro.

O governo se veria obrigado a tomar uma decisão. Sem dinheiro para financiar seus gastos ele poderia cortar os gastos, o que num momento de crise significa colocar menos dinheiro na economia, demitir funcionários, parar investimentos em portos e estradas, cortar dinheiro da saúde e educação. Ou ir pelo caminho mais fácil e imprimir dinheiro para se financiar como faziam os presidentes das décadas anteriores. O problema é que está segunda opção traz de volta a inflação.

Eu sei que parecesse conspiratório, mas essa é a verdade. Quando alguém está falando em alterar a poupança está na verdade pensando em evitar estes dois cenários trágicos para o país. Não é questão de ideologia, qualquer governo seria obrigado a fazer o mesmo.

Meu palpite? O governo irá procurar uma solução de meio termo. Para quem tem até 100 mil reais, nada muda. Para quem tiver mais, um novo imposto para desestimular seu investimento. Há quem diga que só vai mudar para quem investir acima de 1 milhão. É esperar para ver e começar a discussão que o governo só sabe criar impostos.

Related posts:

  1. A verdade sobre os indicadores de combustível
  2. A verdade sobre o novo IOF e a Antiga CPMF


Veja também

  • http://www.twitter.com/dhonorato Diogo Honorato

    Olá, Luciano!

    Uso o Meus Gastos há uns quatro meses e acho uma mão na roda. Parabéns pela iniciativa. Mas sempre fico curioso para saber qual sua formação, até para entender seu desejo de criar/manter o sistema.

    abs!

  • http://www.meusgastos.com.br Luciano Camilo

    Diogo,

    Obrigado pelo comentário sobre o site. Sobre minha formação: sou engenheiro eletricista mas atualmente trabalho na área de risco de um grande banco brasileiro. Se você quiser saber um pouco da história que me levou a criar o site dá uma olhada neste post

  • http://www.twitter.com/dhonorato Diogo Honorato

    Legal a história, Luciano. Atualmente também lido com finanças, mas não de madeira aplicada – sou jornalista de economia. No mais, só tenho a agradecer pela iniciativa de criar um site que não seja tanto para você quanto para as pessoas que você nem conhece. No falamos mais depois. abs!

  • Pingback: Meus Gastos » Arquivo do Blog » A verdade sobre a poupança (2)

  • Pingback: Meus Gastos via Rec6

  • Fabio

    Essa história de poupança está com os dias contados. Se imaginarmos o Brasil com uma taxa de juros caindo a ponto de ficar menos de 5% ao ano como nos países de primeiro mundo seria irreal continuar pagando 6% ao ano + TR. A poupança foi inventada em um outro cenário com uma hiper-inflação.
    Ela está com os dias contados e o Brasileiro precisa se acostumar com isso. Quem sabe o Brasileiro passe a comprar ações e o capital estrangeiro especulativo não derrube os preços das nossas ações ou faça o dólar disparar ou cair demais.

    Outra coisa. Na sua calculadora sobre renda mensal você precisa descontar a inflação(real), pois se tirar o percentual do rendimento o seu valor principal não vai crescer muito.
    O mesmo vale pra quem acha que guardar 300 reais por mês com juros de 1% vai ter 1milhão em 30 anos. 1 milhão em trinta anos não vai ter o mesmo poder de compra de hoje.

  • Pingback: Meus Gastos » Arquivo do Blog » A nova regra da poupança

  • Pingback: Meus Gastos » Arquivo do Blog » Imposto de renda nos investimentos


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts