Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

30 Dicas para economizar combustível

Arquivado em: DicaTags: , — Luciano Camilo @ 8:00 am


Busquei na internet algumas dicas sobre como economizar combustível no seu carro. São algumas dicas simples mas que podem fazer a diferença na hora do abastecimento.

 

  1. Pense duas vezes antes de sair procurando o posto mais barato. Se você tiver que andar 15 km para economizar R$ 0,10 por litro, provavelmente terá gasto todo seu “lucro” no caminho. Faça as contas!
  2. Pise no acelerador de forma suave. Quanto mais você pisa no acelerador maior é a quantidade de gasolina que você envia para o motor.
  3. Prefira andar com o caro de janelas fechadas. Nestas condições você melhora a aerodinâmica do carro que se refletirá em economia para você.
  4. Preste atenção no trânsito. Não adianta acelerar se você vai ser o primeiro a chegar no sinal fechado!
  5. Uma boa dica para saber se você anda pisando demais no acelerador é analisar se você pisa demais no freio. Além de gastar sua pastilha de forma desnecessária, todo seu esforço para atingir a velocidade é perdida. Pé leve no freio e no acelerador!
  6. Respeite seu conta-giros. Trocar marchas antes ou depois da hora gasta mais combustível. O ideal é que você fique na rotação de torque máximo do seu carro (no manual do fabricante você descobre isso).
  7. Verifique quando deve trocar oléo e filtros de ar, e troque sempre de acordo com o manual do fabricante.
  8. Retire o bagageiro do carro quando não for utilizado. Ele piora a aerodinâmica aumentando o consumo.
  9. Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.
  10. Quando atingir a velocidade desejada, alivie o pé. O ideal é que seu pe pressione o acelerador apenas o necessário para manter a velocidade.
  11. Otimize sua rota! Antes de sair de casa pense qual o melhor trajeto a percorrer, evitando andar mais que o necessário.
  12. Planeje sua rota

  13. Faça sempre a revisão do seu carro. Um motor desregulado pode aumentar em 60% seus gastos com combustível (além de poluir o meio ambiente).
  14. Sempre que possível vá a pé. É limpo, melhora sua saúde e te economiza no carro, academia e no médico!
  15. Carregar peso aumenta o consumo. Então nada de levar compras para passear!  Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo, sem considerar o desgastes dos freios, suspensão, pneus…
  16. Procure caminhos alternativos. Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.
  17. Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos
  18. Porque não utilizar transportes coletivos? Economiza dinheiro, evita estresse de dirigir no trânsito congestionado das grandes cidades e muitas vezes é mais rápido! Procure conhecer as opções para seu dia-a-dia.
  19. Se o carro para você é indispensável, procure outras pessoas que fazem o mesmo trajeto que você. Vocês podem revezar!
  20. O excesso de velocidade, além dos problemas de segurança, aumenta o consumo. O Centro de Pesquisa da Petrobrás realizou testes que indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80km/h.
  21. Assim como é importante você anotar seus gastos para ter controle da sua vida financeiro, é importar anotar o consumo do seu carro para saber como ele anda! Tenha uma planilha onde você anota o valor percorrido e quantos litros você consumiu. Mas lembre-se, para funcionar, você deve sempre completar o tanque.
  22. Evite andar com o carro na reserva! Além de correr o risco de parar no meio do caminho, você força a bomba de combustível (que irá queimar com o tempo) e irá consumir mais combustível. Sim, seu carro é mais econômico com o tanque cheio.
  23. Matenha seus pneus sempre calibrados. Alguns psi a mais ou menos podem fazer uma boa diferença no final do mês.
  24. Esta não é segredo. Em dias frios, desligue o ar condicionado.
  25. Hoje em dia carro não precisa mais ser esquentado! Evite perder um tempo precioso dentro de casa (mas sim, conforme o motor aquece o carro fica mais econômico).
  26. Esta é para você que mora nos grandes centros urbanos. Não perca tempo procurando a vaga perfeita nas ruas. A experiência mostra que você irá dar voltas e mais voltas em busca de vagas.
  27. Para shopping lotados, entre em um corredor e desligue o carro até encontrar alguém saindo.
  28. Você já possuí habilitação! Então pare de treinar rampa em subida e utilize os freios!
  29. Não descanse seu pé nos pedais. Ainda que leve, o pé sobre o pedal do freio irá diminuir a velocidade do carro.
  30. Mesmo em descidas, desça engrenado. Os carros atuais consomem mais gasolina em descida no ponto morto.
  31. Antes de abastecer, veja qual posto tem a gasolina mais barata do seu bairro. Na sessão combustíveis do site você encontra o preço de todos os postos de todas as capitais brasileiras e ainda pode ler e deixar comentários sobre seus postos favoritos ou mais suspeitos.

Related posts:

  1. 8 dicas para economizar no dia-a-dia
  2. Comparador de preço de combustível
  3. Simulador para cálculo do custo de um automóvel
  4. Manter um carro pode custar outro a cada 2 anos.


Veja também

  • jaylson

    receber noticias de tabelas de alcool e gasolina mas barato em são luís -ma.

  • http://meugasto sergio luiz alvares cristovam

    tenho um fusca ano 72 motor 1500 gasto muito com gasolina gostaria de saber se tem algo que poso fazer para diminuir o gasto pois sou aposemtado por valides e temho tres filhos que depemde dele ficarei grato por vc tuderem me ajudar moro em sao loreço minas gerais obrigado

    • Rafael Castro

      peça para seu mecânico mudar o giclê do carburador isso vai aliviar o consumo e tente olhar se o filtro de ar esta sujo e o filtro de combustível também.

    • kelvin

      vende e compra um que gaste menos por que por mais que voce economize vai gastar mais que um carro que gaste menos certo

  • Anônimo

    gostei muito da sugestaõ, parabens,

  • Dirceu Almeida

    goetei muito das sugestoções para economizar gasolina, parabens.

  • Gabriel

    Boas dicas.
    Vai ajudar!

    Obrigado.

  • Anônimo

    achei bem entereçante estas dicas muito o brigado li e gostei?

    • anonimus

      realmente muito “entereçante….”

  • Anônimo

    Vai mais uma dica a voces para economizar combustivel. Como foi dito acima, peso a mais no carro faz com que o carro gaste + combustivel, entao se seu carro tem rodas e pneus grandes, diminua o tamanho do aro que verá a diferença tanto na arrancada quanto na economia, por isso o uno fire é muito economico, pois as rodas e pneus são uma linguicinha rsrsrs…..Abraço a todos.

    • Eduardo

      Você não pode simplesmente colocar um pneu de largura menor porque estrá colocando em risco sua segurança ao entrar numa currva já que a suspensão é projetada para trabalhar com determinada especificação de pneu e com isso você estará diminuindo o atrito com o solo e isso pode lhe custar a vida num clima adverso como chuva, além do que seu espaço de frenagem vai aumentar e o risoc de uma colisão é muito grande.

  • Pedro

    Outra dica é utilizar o aplicativos ajudam na hora do abastecimento, mostrando o quanto você pode economizar. Eu utilizo o Gasoleta e tenho economizado bastante na hora de abastecer meu carro. Segue o link do aplicativo: 
    https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.gasoleta

  • Adriano marques alves.

    Foi muito proveitoso, adorei essas dicas para economizar combustivel.

  • Marbatalha Consultor

    Muito interessante, dicas são importantes para ajudar a todos a economizar e saber planejar seus orçamentos. Muitas pessoas se endividam por acharem que alguns trocados não farão falta, mas ao final de um mês esses trocados somam uma “fortuna”. Os gastos com transporte/combustível também são importantes e as vezes negligenciados pelos proprietários de veículos.
    http://desendividado.blogspot.com.br/

  • Franciele

    Economia e planejamento são fundamentais para quem quer terminar o mês no azul. Essa página no Facebook dá várias dicas interessantes: http://www.facebook.com/quandomenosemais

  • celso

    Também tenho um blog, onde dou dicas, mas minha área é eletrodomésticos, ensino a consertar eletrodomésticos, isso gera economia visto que tem muitos reparos, podem ser feitos sem a visita de um profissional técnico, dou dicas, ensino a consertar e respondo perguntas, caso seja do seu interesse e de seus leitores, fiquem á vontade pra visitar. Abraço e parabéns pelo seu blog

    http://tecnicobrastempweb.blogspot.com

  • janilson ms

    Muito válida esta materia sobre como economizar combustivel, sobre o uso da banguela poderá ser util para a economia de combustivel em declives com distancia superior a um quilometro e meio pois as retomadas de velocidade consomem a mais na economia, portanto em pequenos declives torna-se desnecessario o uso do ponto morto.

    • Chaves

      Caro Janilso, ja foi comprovado que nao deve se usar o carro na “banguela”, pois com o carro engatado em declives sem acelerar, o consumo de combustivel e zero, fora o desgaste dos freios etc……

  • Jorge

    Achei um site onde é possível pesquisar o consumo de combustível dos carros, segue: http://www.gastop.com.br

  • Drio

    obrigado pelas dicas.Deus abençoe vcs.

  • vzanfack

    Legal faço tudo isso que você citou acima! tenho um gol 1.8 mi Todo revisado! ele ultimamente anda fazendo 4 km com 1 litro de gasolina! isso pq ando na casquinha! s episar faz 2.5 km com litro! oque deve ser? obs:( tem aro 17 +100kg som e é completo)

  • Hanna

    Na verdade, não procure o posto mais barato, pois o barato, no final das contas, pode custar caro. Duvide de preços abaixo do normal, pois esse combustível pode estar adulterado e prejudicar o sistema de injeção do seu carro. Abasteça nos postos da sua confiança!


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts