Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

Formação de sociedade

Arquivado em: PerguntasTags: , , — Luciano Camilo @ 8:00 am

Numa sociedade onde um sócio é só investidor e o outro é o trabalhador, o habitual é o investidor arcar com quanto? Eu vou trabalhar sozinho, meu sócio vai entrar somente com o investimento e, lógico com porcentagem nos lucros. O q não sei é se normalmente o sócio só investidor arca com 100% dos custos ou somente com 50%? E em ambos os casos, qual seria a porcentagem devida a ele do lucro?

Como decidir o percentual de cada um em uma sociedade

Como decidir o percentual de cada um em uma sociedade?

Resposta: Não existe uma regra para isso, tudo vai depender de como vocês combinaram. E para evitar problemas de expectativa, é importante que vocês documentem isso no contrato.

O que eu acho que funciona bem é você ir adquirindo parte da empresa com o tempo através do seu trabalho em troca do seu salário ou parte dele. Por exemplo: imagine que seu sócio entrou com 48 mil reais de investimento e que seu salário, por trabalhar na empresa, seja de 2 mil reais por mês (afinal, você tem que ser remunerado pelo seu trabalho).

Combine com ele que desses 2 mil reais, durante 24 meses você vai retirar 1 mil reais para você e 1 mil reais você utiliza para comprar parte da empresa dele. No final de 24 meses você será dono de 50% da empresa (pagou 24 mil) e ele dos outros 50% (pagou 48 mil, mas recebeu 24 mil seus).

Depois desses 24 meses você volta a receber 2 mil reais pelo seu trabalho, acrescido dos 50% dos seus lucros. O que acho que vocês podem combinar para adequar melhor as expectativas de cada um é se ele te dará o direito de comprar 50% da empresa ou um percentual menor (por exemplo, você só pode comprar 40% e ele fica com 60%, afinal ele está correndo o maior risco) ou se ele vai cobrar um ágio do dinheiro investido (por exemplo, você tem que pagar 1500 reais para cada 1000 reais que ele investiu). Neste meio tempo vocês dividem o lucro conforme a participação de cada um!

Discutam muito bem esses detalhes, pois seria muito ruim vocês perderem uma oportunidade de negócios por não terem clareza de como as coisas vão funcionar. É muito comum as pessoas questionarem pagar salário para um sócio trabalhar (o que acho justo, pois você está abrindo mão do seu tempo para se dedicar a um negócio que você não sabe se dará certo) assim como é comum a outra parte questionar o ágio (o que também acho justa pois seu sócio está arcando com o risco do negócio quebrar antes de você comprar a parte que estabeleceram no contrato). No mais, boa sorte!

Crédito da foto: mark_i_geo

Este post faz parte de uma série onde eu respondo dúvidas de usuários do Yahoo!Resposta. Para ver toda a série clique aqui.
*Para quem não sabe, sou fã da Yahoo! e este site foi construído utilizando várias tecnologias que o Yahoo! disponibiliza gratuitamente para o público.

Related posts:

  1. Meu negócio não deu certo, o que faço?


Veja também


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts