Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

IPCA apresenta alta acima do esperado pelo mercado

Arquivado em: NotíciaTags: , — Luciano Camilo @ 4:47 pm

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,30%, acima da previsão do mercado que era 0,20%. Talvez isso acenda uma luz (ainda que pequena) no Governo e tenhamos reflexos nas reuniões do COPOM.

 


SÃO PAULO, 7 de novembro de 2007 – A aceleração do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em outubro (0,30%) revelou um comportamento volátil da inflação nos últimos meses e surpreendeu o mercado que projetava uma variação positiva entre 0,20% e 0,22%, avalia o economista-chefe da SulAmerica Investimentos, Newton Rosa. Em julho, o índice subiu 0,24%; em agosto avançou para 0,47%; em setembro retornou para 0,18%.Segundo ele, essa volatilidade do IPCA está associada aos preços de alimentos e bebidas, que voltaram a pressionar a inflação em outubro. “Os principais vilões foram os alimentos in natura como frutas, feijão e batata que apresentaram elevação, refletindo uma safra menor. Porém, este deve ser um movimento sazonal que não se deve manter em novembro“, analisa.O economista destaca que a inflação só não foi maior por conta dos preços de leites, em alta nos meses de agosto e setembro, que recuaram em outubro. “Também colaborou o comportamento dos preços administrados que no mês passado praticamente não subiram”, ressalta Newton Rosa.Apesar disso, ele não acredita que a surpreendente aceleração do IPCA influencie imediatamente na política monetária nacional. “O comportamento da inflação deve continuar sendo acompanhado de perto, devido ao quadro de crescimento da demanda forte e ao uso elevado de recursos da economia, entretanto, não deve mudar o ritmo da política monetária”, acredita.

Para novembro, o economista aposta em uma taxa semelhante à verificada em outubro. “Embora os preços de alimentos devam diminuir a pressão sobre o IPCA, o custo de serviços e o aumento da demanda normal no fim de ano devem manter a inflação na casa de 0,30%”, estima. (Vanessa Stecanella – InvestNews)

Fonte: Gazeta

Related posts:

  1. Preço da cesta básica cresce em onze capitais


Veja também


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts