Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

Uma história de planejamento financeiro

Arquivado em: OpiniãoTags: , , — Luciano Camilo @ 9:23 pm

A muito tempo quero escrever este artigo. Na verdade ele conta um pouco a história deste site.

Sempre escuto pessoas dizendo que estão ganhando mal e que o dinheiro não dá para pagar suas contas e quando muito paga as dívidas que possui. É comum ver as pessoas se perdendo em dívidas e juros. Cartões de crédito e cheques especiais são o princípio do efeito bola de neve. Muito pelo desconhecimento de como os juros compostos se comportam (sem dúvida este assunto merece um novo post).

Quando era criança, uns 10 anos de idade, ja sentia a necessidade de controlar minha pequena mesada. Eu devia receber, valores atualizados, entre mesadas incostantes, trocos, lanches economizados e gorgetas por ajudar os vizinhos algo como 30,00 ou 60,00 reais, valores estimados pelo poder de compra que eu tinha na época.

Para uma criança era suficiente para comprar minhas HQs, alugar os jogos de video-game e, com um certo controle, comprar novos brinquedos. Porém, se comprasse doces e chocolates ou figurinhas para completar meus albuns na vontade que eu desejava, sobraria muito pouco ou nada para minha verdadeira paixão: as HQs.

Nesta época, peguei emprestado algumas folhas de controle do restaurante do meu pai, e adapatei para que pudesse escrever cada centavo que tinha e gastava, mais ou menos como a tabela abaixo:

Data Descrição Debito/Crédito Saldo
04/03/1990 Saldo Inicial 95,50 95,50
08/03/1990 Sorvete -2,60 92,90
10/03/1990 Monica -3,90 89,00
11/03/1990 Troco Lanche 0,60 89,60

É incrivel como este pequeno controle me possibilitou comprar um video-game de 250,00 dollares sem abrir mão de comprar meus 4 ou 5 gibis por mês (ou até mais quando tinha uma edição especial).

Para mim, controlar no papel era chato! Tinha que anotar diariamente todos os eventos, e o volume de papel aumentava. Fazer análises de como meus ativos cresciam ao longo das semanas e fazer previsões de quanto eu teria no final do ano era divertido mas ao mesmo tempo um exercícios chato de matemática. Acabei abandonando esta técnica na adolescencia.

Voltei a usar papel com 18 anos, quando entrei na faculdade e comecei a morar sozinho; mas isso porque não tinha um computador para me ajudar. Aos 22 anos, já com computador, fiz uma planilha no excel. Automatizei ao máximo para acrescentar caixas de seleção de categoria (para não ter que digitar) e fazer gráficos automaticos para cada mês. Meu único trabalho era no início de cada mês configurar uma nova planilha e transportar os resultados para uma outra planilha de consolidação. Sinceramente, funcionava muito bem. Varias pessoas me pediram uma cópia desta planilha.

Minha frustração com o Excel veio em 2006 quando o arquivo corrompeu e perdi todo meu histórico. Neste dia comecei a pensar em um sistema de backup mais eficiente. Foi ai que tive a idéia de utilizar um site na internet com um sistema de banco de dados profissional. Como minha namorada e meu irmão usavam minha planilha eletrônica, pensei em como elaborar o sistema de forma que eles também pudessem usar. Assim criei o site meusgastos.com.br. Além deles alguns amigos também começaram a usar e a sugerir melhorias. Hoje centenas de pessoas já estão cadastradas no site.

A grande vantagem de utilizar o site é que posso atualizar minhas despesas da minha casa, do trabalho, da casa da minha namorada ou da casa dos meus pais. Além disso, por ser uma plataforma web consigo personalizar meu gráficos e ver relatórios com apenas um clique.

Independente da forma como controlova meus gastos aprendi que anotar tudo que se gasta é uma ferramente poderosa para gastar melhor. Digo gastar melhor porque nem sempre controlar as despesas implicam em gastar menos. Muitas vezes meu planejamento me permitiu escolher melhor o que comprar: uma coleção especial do Pato Donald ou alugar jogos durante os finais de semana? Se nos últimos três meses eu gastei 20,00 reais em HQs sei que tenho que me controlar se já gastei 15,00 na metade do mês atual. Muitas vezes tive a alegria contraria. O mês estava acabando e o dinheiro não. Aproveitar a vida é poder comprar o que se deseja sem sentimento de culpa ou pagando juros no cheque especial não planejado.

Cada uma das formas que já utilizei para controlar meus gastos tem suas vantagens e desvatagens. Escolher qual é o melhor depende do seu perfil. Mas de qualquer forma é inegável que um controle de gastos ajuda a economizar dinheiro; mais importante que economizar, lhe ajuda a gastar bem e com planejamento; ajuda a alcançar o que você mais valoriza e não gastar impulsivamente.

Para encerrar o post coloquei a minha interpretação de quais são as caracteristicas de cada uma das formas descritas aqui. Escolha a que mais se adapta a você e controle seus gastos.

  Papel Planilha Website
Perfil Pessoas não familiarizadas com informática Todos Todos
Vantagem Pode ser utilizado uma agenda ou caderno. Possibilidade de personalizaçao Pode ser acessado de qualquer lugar

Diversos Gráficos e Relatórios disponíveis

Desvantagem Não possui gráficos e relatórios Nescessidade de conhecimento de planilhas

Necessidade de manutenção

Personalização limitada, pois tem que atender todas as pessoas.
Risco (perder os dados) Alto Médio Baixo

No related posts.



Veja também

  • Pingback: Meus Gastos via Rec6

  • http://www.facebook.com/people/Bruno-G-Figueiredo-Lobo/100000388988490 Bruno G. Figueiredo Lobo

    Tenho um blog que ensina algumas formas básicas de controle financeiro. Uso planilhas, programas específicos eanotações em papel
    Planejamento Financeiro

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100005804494484 Facebook User

    Dedicar um tempo para o planejamento financeiro é essencial para quem não quer ficar no vermelho e descontrolado com as contas.

    As 5 etapas do planejamento financeiro pode ajudar as pessoas a serem mais felizes com seus orçamentos!

    http://produtosarrasadores.wordpress.com/2013/04/24/planejamento-financeiro-em-5-etapas/


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts