Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

Vale a pena trabalhar e receber como PJ?

Arquivado em: Caso real,PerguntasTags: , , , — Luciano Camilo @ 8:00 am

Quadro de Tarsila do Amaral - Operários de 1933

Pergunta: Quero ser um representante comercial, porém estou em dúvida se devo optar por ser PF ou PJ e quanto vou gastar nisso. Disseram-me que vendedor autônomo paga mais impostos que PJ, isto é verdade?

Resposta: Tudo vai depender da sua negociação e de como você vai fazer a declaração se for PJ. Vou tentar resumir os principais pontos:

Como PF (CLT):

  • Você tem direito a benefícios tais como férias remuneradas, 13º salário, FGTS
  • A empresa paga parte do INSS para você (descontam-se 11% do seu salário, e a empresa paga 20%)

Como PJ (empresa):

  • Você precisa abrir a empresa (o que tem gastos e nem pense em fechá-la)
  • Você vai precisar pagar um contador para resumir seus impostos
  • Não tem direito aos benefícios legais
  • Você tem que arcar com o INSS total do seu pró-labore (11% + 20% = 31%)

Conclusão: Quando for negociar, caso opte por ser PJ, inclua o 13º salário e as férias no montante do contrato. Outra prática bem comum é negociar com a empresa os 20% do INSS que ela teria que pagar se você fosse registrada. Peça no mínimo metade deste valor (10%). Assim, todos ganham. Outra prática bastante comum é solicitar ao contador que coloque seu pró-labore como um salário mínimo (isso diminui parte dos impostos que você paga e, apesar de questionável moralmente, está dentro da lei).

Se você conseguir tudo isso que coloquei acima, há grandes chances de ser vantajoso ser PJ (basicamente vai depender do quanto irá cobrar seu contador em relação a quanto você vai ganhar). Agora se eles se recusarem a ceder essas negociações prefira CLT.

Este post faz parte de uma série onde eu respondo dúvidas de usuários do Yahoo!Resposta. Para ver toda a série clique aqui.
*Para quem não sabe, sou fã da Yahoo! e este site foi construído utilizando várias tecnologias que o Yahoo! disponibiliza gratuitamente para o público.

Related posts:

  1. Como fazer atualização monetária
  2. Quanto vale seu site?


Veja também


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts