Meus Gastos - Seu controle financeiro on-line
Meus Gastos
Seu controle financeiro on-line
Entre com seus dados ou cadastrar-se. Esqueceu sua senha? Gere uma nova!
 


Meus Gastos

O blog dos meus gastos é um canal aberto para comunicar com todos os usuários do site. Por ele será comunicado as novidades do site, novos simuladores e novos recursos. Além disso, irá conter posts dos principais assuntos e notícias que lhes interessam.

Como escolher seu cartão de crédito

Arquivado em: Dica,Opinião,históriaTags: — Luciano Camilo @ 8:00 am

credit_card_roullete

Credit card roulette again, originally uploaded by moacirpdsp.

Ao longo das últimas semanas escrevi bastante sobre cartões de crédito: de onde surgiram, como evoluíram, e até mesmo como sair do buraco das faturas. Mas uma coisa que sempre me perguntam é como escolher um cartão de crédito.

Primeiro gostaria de salientar que não estou recebendo nenhuma comissão de nenhuma operadora ou bandeira. Se apareceu alguma coisa ai em cima foi o próprio Google Adsense que escolheu.

Ao escolher um cartão de crédito (ou dois, três) devemos ter em mente algumas coisas bem claras:

  1. Qual meu objetivo ao utilizar o cartão de crédito
  2. Quais são as coisas que eu valorizo
  3. Quanto eu pretendo (e posso) gastar no cartão de credito

Objetivo – eu enxergo 3 objetivos claros que levam uma pessoa a obter um cartão de crédito.  A primeira será possuir uma forma de pagamento que permita você se planejar melhor para fazer suas compras do dia a dia, parcelando compras grandes e aumento no prazo para pagamento a vista. Um segundo objetivo bastante claro é ter uma opção de fazer compras no exterior, seja comprando na internet ou por uma viagem que você faça. O terceiro objetivo que vejo alguém adquirir um cartão de crédito é por status.

Comentário: Se você apenas quer uma ferramenta para administrar melhor suas contas e não tem planos de sair do país ou comprar produtos em lojas internacionais pela internet procure um cartão nacional. Não vale a pena pagar mais caro por algo que você não vai utilizar. Nos demais casos o cartão internacional é mais sua cara.

Recompensas – As recompensas são um dos grandes atrativos nos dinheiros de plástico. Ao utilizar o cartão e pagar suas contas em dias você acumula pontos para trocar por prêmios. E aqui que se diferenciam as dezenas de modelos. Vou listar algumas das recompensas que conheço em diversos modelos do mercado. Parece simples, mas minha conversa com amigos mostram que vários ainda pensam que recompensa de cartão de crédito é milhas áreas. Enfim, vamos a lista:

  • Milhas para viagens (vamos começar por este!)
  • Isenção de anuidade
  • Produtos diversos (livros, ingressos de cinema, DVDs, etc)
  • Desconto na compra de carros ou acessórios para carros em concessionárias credenciadas
  • Dinheiro na conta corrente
  • Vale compras de supermercado
  • Vale compras em postos de combustíveis
  • Doação para causas sociais
  • Um pouco de cada

Comentário: Atente que cada um dos cartões tem suas vantagens e desvantagens. Optar por um cartão que lhe de a opção de no futuro escolher o que resgatar vai cobrar seu preço recompensando com uma taxa de conversão maior. Um bom exemplo são os cartões de milhagem. Um cartão específico da TAM rende 1,5 milhas por dólar gasto enquanto os cartões genéricos rendem cerca de 1 milha por dólar gasto. O mesmo vale para os cartões que lhe devolvem dinheiro. Você sempre recebera um retorno maior em valor compras do que em dinheiro depositado em sua conta corrente. Por isso, pense muito bem no que você valoriza antes de escolher o seu cartão.

Média de Gastos – do que adianta você ter um mega platinum cartão, com anuidade também platinum, se você gasta apenas 100 reais por mês.  Reflita quanto você pretende gastar no cartão e procure um que lhe de o limite em dobro. Pra que ter 10 mil reais de limite se você nunca vai usar isso.

Comentário: Não se iluda. As operadoras possuem um custo para lhe conceder um limite, ainda que você não utilize. E elas irão arrumar uma forma de lhe cobrar por isso. Vão lhe oferecer seguros que você não precisa, anuidades maiores, taxa de inatividade, etc. Seja inteligente, escolha um cartão dentro das suas necessidades. Se suas necessidades mudarem no futuro, você pode mudar de cartão.

Importante: Se você é o cara que quer o cartão por status, ignore este comentário e procure o cartão com o maior limite disponível.

Related posts:

  1. Dicas para o uso do cartão crédito
  2. Os tipos de cartão de crédito e suas características
  3. Os primeiros cartões de crédito
  4. Saindo do buraco (do cartão de crédito)
  5. Os Cartões de crédito no Brasil


Veja também


©2007-2009 Meus Gastos • ContatoFAQPolítica de Privacidade, Segurança e Uso
Mundo dos Cliparts